Perguntas Frequentes

Na lista abaixo, você encontrará esclarecimento para as dúvidas mais comuns dos usuários Évolus. Clique na pergunta desejada para ler a resposta :)

  • O que é ensino à distância?
    Ensino a distância é uma modalidade de ensino que permite ao estudante não estar fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem. Ou seja, aluno e professor não precisam estar em um mesmo local ao mesmo tempo, utilizando a internet como ferramenta de suporte para realização desses cursos.
  • Quais são as vantagens do ensino à distância?
    O ensino a distância permite que o aluno estude no horário e local que lhe for mais adequado. Não há necessidade de deslocamento, custos com alimentação ou estada. Todos esses fatores permitem que o ensino a distância seja uma grande oportunidade para quem não possui tempo de estudar ou até mesmo para quem gostaria de realizar outro curso além daquele que realiza presencialmente.
  • Qual a metodologia de ensino da Évolus?
    Com o intuito de facilitar a vida do aluno e estimular a execução das aulas durante horários de pausa, trajetos em transporte público ou outras oportunidades de estudo, a equipe Évolus pensou em aulas objetivas, com linguagem simples e interativa, que permitem que o professor vá direto ao ponto e otimize seu tempo. Desta forma, cada curso é composto por até 10 aulas de cerca de 9 minutos cada, contando ainda com outras ferramentas de aprendizagem que complementam o estudo e reforçam o tema proposto: dicas, referências, quiz e exercício prático.
  • Como posso acessar os cursos da Évolus?
    Todos os cursos estão disponíveis em uma plataforma online, que pode ser acessada pelo endereço www.souevolus.com.br e podem ser realizados tanto do seu smartphone quando de um computador com acesso à internet.
  • A quem são destinados os cursos da Évolus?
    Os cursos da Évolus são desenvolvidos para profissionais que já atuam ou desejam atuar no setor do Varejo, que estejam interessados em expandir seus conhecimentos e que buscam melhor colocação e maior competitividade no mercado de trabalho.
  • Os cursos online são reconhecidos pelo MEC?
    O MEC (Ministério da Educação) reconhece apenas cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes. Os cursos da Évolus são considerados livres de atualização e qualificação. Curso livre, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
  • Como devo colocar os cursos realizados na Évolus no meu currículo?
    Você deve citar os cursos realizados e concluídos no tópico “Atividades complementares”.
  • Quais os requisitos básicos necessários em meu smartphone para a realização do curso online?
    Sistema operacional: IOS, Android, Windows Phone. O aparelho deve estar conectado á internet. Também deve ter um navegador instalado e atualizado em sua versão mais recente.
  • Quais os requisitos básicos necessários em meu computador para a realização do curso online?
    Sistema operacional: Windows XP+, Linux, MAC OS. O computador (ou notebook) deve estar conectado á internet e ter um navegador instalado, em sua versão mais atualizada.
  • Qual o prazo para realização do curso online?
    A partir da data de assinatura do meu plano Évolus, o aluno tem 30 dias para concluir o curso.
  • Os cursos online da Évolus emitem certificado?
    Sim, todos os cursos da Évolus emitem certificados aos alunos, desde que completem 100% das aulas. Ao final do curso, o aluno terá disponível no sistema um certificado digital, que poderá ser salvo no computador em PDF e/ou impresso.
  • Como faço para acessar os cursos online após a compra?
    Sempre que quiser acessar todos os cursos, efetuar login no site com seu nome de usuário (e-mail) e senha cadastrados. Em seguida, clique em “Todos os cursos”. Você pode efetuar a pesquisa e se inscrever nos cursos que tiver interesse. Na aba “Meus conteúdos”, você acessa os cursos que está realizando.
  • Não consigo acessar meu cadastro, o que devo fazer?
    Verifique se seus dados estão sendo digitados corretamente ou se a tecla CAPS LOCK está ativada. Se mesmo assim, você não consegue acessar sua página de aluno, clique em “Esqueci minha senha”. As instruções serão enviadas para o e-mail cadastrado.
  • Como funciona a Área do Aluno?
    Esta área é o espaço individual do aluno, onde você encontra e administra seu perfil, confere e acessa os cursos que está fazendo e mantém os dados sobre a atualizados.
  • Como visualizar meu histórico de cursos?
    Sim. Clicando no menu "Meus conteúdos", você tem acesso a todos os cursos já realizados com o mesmo cadastro.
  • Posso realizar o download dos cursos e materiais para fazer offline?
    Não. As aulas e materiais da Évolus são protegidos por direitos autorais e não estão disponíveis para download, devendo ser acessados diretamente na plataforma online.
  • Qual material faz parte do curso?
    Os cursos da Évolus são compostos por até 10 aulas de cerca de 9 minutos cada. Na página de cada aula, o aluno tem acesso a um vídeo, além de conteúdo estático com dicas e referências sobre o tema, quiz e missão.
  • Como acessar os materiais de apoio?
    Os cursos da Évolus possuem os seguintes materiais de apoio: dicas e referências, quiz e missão. O acesso a eles está disponível na própria página da aula, por meio de um link embaixo do vídeo.
  • Para que serve a ferramenta DICAS?
    São dicas e informações que complementam o conteúdo da aula.
  • Para que serve a ferramenta REFERÊNCIAS?
    O professor pode listar artigos, links, sugestões de livros, vídeos, filmes, entre outros materiais, que complementem o aprendizado e estejam relacionados ao tema da aula.
  • Para que serve a ferramenta QUIZ?
    Até cinco perguntas de múltipla escolha relacionadas ao tema da aula, elaboradas pelo professor, com o objetivo de auxiliar o aluno a fixar o conteúdo.
  • Para que serve a ferramenta EXERCÍCIO PRÁTICO ?
    É uma sugestão de atividade, uma tarefa, sempre relacionada ao tema daquela aula, que deve fixar e comprovar que o aluno compreendeu o tema daquela aula, além de incentivar a aplicação de tais conceitos na sua realidade.
  • Como verifico o andamento do meu curso?
    No canto superior esquerdo do curso, há uma barra de porcentagem que informa o andamento da execução do curso.
  • Posso imprimir o material de apoio do curso?
    Caso o professor autorize a impressão ou o material esteja livre de direitos autorais, você terá as opções "salvar" e "imprimir" liberadas.
  • Como recebo meu certificado?
    Após conclusão da última aula do curso, o seu certificado estará disponível na plataforma Évolus, no link do curso que foi finalizado.Você poderá salvá-lo em PDF e imprimi-lo, caso desejar.
  • Comprei um curso ou transmissão ao vivo. Como faço para acessá-lo?
    Após finalizar sua inscrição, o curso ou transmissão ao vivo ficará disponível no menu “Meus conteúdos”. Coloque a data e horário do evento na sua agenda e acesse o site da Évolus cerca de 10 minutos antes do início da exibição, para entrar na sala com tranquilidade. Clique em “Meus conteúdos”, em seguida, no nome do curso ou transmissão. Haverá uma tela disponível para os inscritos, é só clicar no ícone “play”e aguardar. Você também receberá um e-mail com o link para este evento, que deverá ser acessado na data e horário marcados para a aula ao vivo.
  • Me inscrevi para um curso ao vivo, mas não consegui acompanhá-lo na data marcada. Posso assisti-lo em outro momento?
    Não. Os cursos ao vivo são transmitidos em uma única data, marcada e comunicada com antecedência.
  • Consigo assistir à transmissão ao vivo do meu smartphone?
    Sim, a transmissão pode ser assistida pelo smartphone. O usuário deve acessar o link pelo navegador de internet padrão do celular. O site foi testado e homologado para os dispositivos que possuem os sistemas operacionais iOS e Android.
  • Qual a importância de fazer um acompanhamento de carreira?
    Muitas vezes, acabamos por ficar estagnados em uma mesma função, infelizes ou reclamando do trabalho, do chefe, dos colegas, da função. Isso pode ser fruto da falta de motivação ou, até mesmo, de um incentivo ou uma visão clara do que a gente quer para a nossa carreira. Um profissional de RH vai te ajudar a ter uma ampla ideia dos seus pontos fortes, mapear o que pode ser desenvolvido, além de te estimular, apoiar e despertar em relação à carreira e à vida, te fazendo enxergar o potencial muitas vezes coberto por decisões equivocadas ou falta de orientação. Com sua experiência em varejo e um acompanhamento contínuo, este consultor vai te ajudar a atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma assertiva.
  • Os encontros são presenciais?
    Não. O contato entre o consultor de RH e o profissional que contratou o acompanhamento de carreira é feito pela internet, por meio de uma ferramenta de vídeo conferência. Assim que o pagamento é confirmado, o contratante recebe um e-mail com as instruções para agendar a sessão e, também, de como se conectar à sala de conferência, além de dicas gerais para um melhor aproveitamento do encontro.
  • Se eu fizer uma sessão, já vou obter todos os benefícios do acompanhamento de carreira?
    Para que você desenvolva um plano de ação coerente e assertivo, é importante que você e o consultor de RH estabeleçam uma relação intensa e de conhecimento profundo. Portanto, em apenas uma sessão você não vai ter um direcionamento completo de carreira, mas sim, uma boa ideia das possibilidades, da metodologia, do tipo de trabalho que pode desenvolver e das atividades que você deve cumprir para ter êxito em seu objetivo. Caso esteja satisfeito com esta primeira sessão, você pode agendar as demais diretamente no site Évolus, optando por sessões individuais, ou pacotes com 3 ou 10 sessões, que acabam tendo um desconto se adquiridas desta forma.
  • Agendei minha sessão, mas não vou poder fazer naquele horário. O que faço?
    Não tem problema. Se cancelado até 4 horas antes do horário marcado, o encontro pode ser remarcado para uma próxima data a ser escolhida no sistema de agendamento da Évolus.


Ainda tem dúvidas? Não se preocupe! Nosso time está à disposição para atendê-lo por meio dos seguintes canais:


Fale com a gente: Clique aqui e preencha o formulário com sua solicitação – a gente promete que responde rapidinho!

Chat on-line: Nossos consultores ficam on-line de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Whastapp: Envie sua mensagem para o telefone (11) 97354-4171, de segunda a sexta, das 10h às 17h.